30 setembro 2007

Renamo: bode expiatório sempre à mão

O editorial do semanário "domingo" de hoje consiste num violento ataque à Renamo, vista como um ser jurássico que não quer inserir-se na era digital ao propor que o recenseamento de raiz em curso se faça manualmente. Face aos graves problemas que estão a ocorrer um pouco por todo o país, o "domingo" teria prestado melhor serviço à nação se, em lugar de, uma vez mais, fazer da Renamo o bode expiatório, o pau de toda a colher, fosse investigar as causas por que esses problemas estão a ocorrer após tantos anos de aprendizagem eleitoral, devendo perguntar-se, face a tantas avarias de computadores, se, ao fim e ao cabo, a contagem antropológica (à maneira lenta da alma, velhamente manual) não seria, afinal, temporariamente, o melhor remédio para os maus espíritos que perturbam os chips da razão.

2 comentários:

Reflectindo disse...

O Prof fez uma boa pergunta a que não consegui, penso, fazer claramente no meu blogue.
Eu penso que acima de tudo, arranjou-se uma vergonha nacional, essa que deviamos negar. Se alguém quer fazer suas fraudes que as faca, sem uso da cara mocambicana.

Eu só pergunto-me, se desde 1980 conseguiamos organizar um recenseameto geral, será hoje que não conseguimos um recenseamento eleitoral? Qual é a diferancxa entre estes recenseamentos?

Carlos Serra disse...

O meu problema é sempre o mesmo: qual a razão de tantos problemas? Por que não se previu a instalação atempada dos computadores? Por que avariam eles rapidamente? Etc.