24 fevereiro 2010

Por que tou pidir?

Algo fizemos mal – eis o título de uma intervenção de Oscar Arias, presidente da Costa Rica e Prémio Nobel da Paz em 1987, discursando na Cúpula das Américas o ano passado. A questão de Arias: por que só pedimos ou reclamamos coisas quando nos reunimos com o presidente dos Estados Unidos? Eis, creio, um bela questão para o tou pidir. Leia o texto em espanhol aqui e um resumo em português aqui. Se quer traduzir:Free Translation
Obrigado ao Guilherme Mussane pelo envio da referência.

23 comentários:

Viriato Dias disse...

Aos poucos, a razão vem a meus pés. Este senhor é apenas o primeiro dos líderes mundiais a tomar a dianteira de dizer aquilo que mais do que uma vez disse eu aqui neste Diário.

Não podemos continuar a viver de joelhos. É preciso, acima de tudo, ter a coragem de Mugabe, de dizer basta de ajudas externas. É tempo de cooperação e não de estou a pedir. Mas tem que ser tudo aberto e justo. Eu sei que dói, que os indomáveis não suportam isso, mas tem de ser assim, DURO.

Felizmente já há países a viverem assim, como por exemplo, a Zâmbia, a África do Sul, São Tomé e Principe, etc.

Afinal eu Não estava errado. Samora, numa das suas aloucuções, disse o seguinte: " quando o inimigo nos crítica, é porque estamos no bom caminho." Disse tudo!!!

ricardo disse...

Sim, Senhor Presidente Arias.

Não peçam. Façam!

Mas porque é que o V. povo não o quiz ouvir?

Isso dava um outro discurso. Pois claro.

Reflectindo disse...

Caro Viriato

Há muita diferenca entre o teu pensamento se é que te baseas na atitude de Mugabe e o de Arias, desculpe-me. Veja que Mugabe está mesmo de joelhos e por vezes a tentar fazer chantagens com o seu próprio povo. Mugabe transformou o país de um super "TOU PIDIR", infelizmente, meu amigo Viriato, essa é a realidade.
Pelo que compreendo, Oscar Arias fala de trabalho árduo, sem esperar de doacões e nem culpar o outro país pelos seus problemas. Estarei errado? Se eu não estou errado, já tenho vindo a defender isso mesmo. Paradoxalmente, os que defendem o "tou pidir" falam muito mal de quem os dão. Podemos rever aqui na blogsfera e veremos isso. E se não fosse problemas com postagens já eu podia apresentar o resultado (gracas a Joe Hanlon) das doacões a Mocambique em 2008 para rebatermos os mal-falantes dos doadores.

Talvez irmos até Botswana para ver se o país tem o hábito "tou pidir".

Viriato Dias disse...

Amigo Reflectindo,

Quando é que vais reconhecer que a situação do Zimbabue é causada pelo Ocidente, mais concretamente a Inglaterra? Estás a querer me vencer pelo cansaço, sabes? Será que o amigo leu alguma vez a história do Zimbabue, e já lá esteve alguma vez? Sabe, fácil é falar, difícl é imaginar como era aquilo no tempo dos indomáveis.

O amigo Reflectindo, pessoa que respeito muito, não pense que esta liberdade que se vive hoje em Moçambique foi fácil de se adquirir. Você o dia que ver as imagens que eu vi, de ler o que eu li, de viver o que eu vivi, meu amigo, não sei se algum dia teria vontade de atirar pedras contra Mugabe. Sofreu-se. Os indomáveis não perdoam, nem perdoaram a ninguém. Foram 500 anos de uma intensa escravatura.

Digo-lhe mais. E não pense que acabou. Se a África (e os países pobres de outos continentes) continuar a permitir que os indomáveis tomem conta das terras dos mais fracos, porque é cicla a história, ai meu irmão, você voltará a ser o escravo, terá dono!

É isso que você quer? Mugabe não está a enterrar o seu povo. Ele fartou-se de engolir sapos. Ainda que morra de pé, é melhor do que viver de joelhos. Já aqui disse, o Ociente não deve continuar a querer policiar o Mundo. Porquê é que tem esta mania de que devem ser juízes dos nossos actos. Porquê é que deve continuar o Ocidente a tratar-nos como se fosse eternos infelizes?

Meu irmão, pense niss, por favor.

BMatsombe disse...

Tecninha dos terceiromundistas que gostam de fazer estagios e comer bem na Europa é essa clara clarinha que nem como, ver sempre o rato na estranja e a pulga no rabo fa foreign agency. Nessas bandeiras sao capazes de tudo, amam bué tiranos, dizem que a democracia é fiasco claro que é branca, deliram bué a invocar a cor da pelinha, sabe-lhes bem, ha muitos anos que a tecnica é conhecida,sempre dirao mas eu sou santinho, sou purinho da silva. Qual irmao qual carapuça.

Viriato Dias disse...

Convido-lhe a ler muito bem o que escrevi acima. E vou mais longe: as duas grandes guerras mundiais foram causadas por Mugabe? Não. Quem enfiou Mandela na cadeia, que mais tarde viriam a dar uma estátua, foi Mugabe? Também Não. Quem atacou e destruiu o Iraque, Afeganistão, Palestina, etc foi o Mugabe? Também não. Por amor de Deus, ainda dizem que Mugabe mata o seu povo, são só e só 15 milhões de Zimbabueanos, morreram quantos então? E no Iraque?

Este senhor que escreve em antecedência a mim, eu já observei que é o novo pupilo do grupo, seja bem vindo. Eu sou cidadão do mundo. Estou aqui como o senhor ou outro indomável está em Moçambique. Não vamos por ai. Quem te garante que estou na terra dos indomáveis. Ainda que fosse, gostaria de passar o resto da minha vida preso mas a defender aquilo que penso, aquilo que acho justo de se dizer, sem rodeios, ainda que me proibam de fazer em certos órgãos....morrerei com as minhas ideias. Sou este Samora que vos deu a liberdade de não serem chamados de ESCRAVOS e até de terem viaturas próprias, olha que o estilo na foto é bem fixe.

Zicomo

Xiluva/SARA disse...

Arre meus senhores, chega, os discípulos e profetas do Mugabe da Infinita Bondade que vão pregar nas Colinas de Gukurahundi, agora já não há sangue lá. Chega senhores.

Salvador Langa disse...

Alô então maninha quê isso não vês mesmo que so precisamos de mais 500 aninhos com Mugabes e companhia para equilibrar o barco? Chambocada e coreanos curam tudo.

Anónimo disse...

"Você o dia que ver as imagens que eu vi, de ler o que eu li, de viver o que eu vivi, meu amigo, não sei se algum dia teria vontade de atirar pedras contra Mugabe. Sofreu-se. Os indomáveis não perdoam, nem perdoaram a ninguém."

Caro Viví, pelos vistos leste muitos livros, mas não sei se foram os livros mais indicados para assimilar algum conhecimento. A história fala de 500 anos, mas que eu saiba, foram muitos anos assinalados com marcos como sendo territórios pertencentes à um ou outro "indomável" e só muito mais tarde se fez a ocupacão efectiva dos territórios africanos. Estava isto escrito nos livros que leste?


"Foram 500 anos de uma intensa escravatura." Caro Viví, estiveram os africanos envolvidos na escravatura? Esteve o grande Monomotapa ou outro chefe envolvido na captura e troca dos seus no negócio da escravatura? Eu não li os livros que tu leste, por isso... responda-me.

para terminar, Viriato, não é preciso ser vítima de violência doméstica para estar contra ela e nem o facto de teres visto e vivido todas as atrocidades que te tornas senhor absoluto da verdade, pois muitas das tuas afirmacões são anteriores ao teu nascimento.

Juízo nessa cabecinha, Viriato Dias.

AAS

Viriato Dias disse...

Mais um contra mim. Vão somando, quem sabe, fazem uma equipa de futebol. Eu respeito os vossos pontos de vista, mas lamento que não haja uma só pessoa, fora de Joaquim a dizer, "bem, aqui e ali Mubage têm razão". Samora tinha mesmo razão, "MUDARÃO DE NACINALIDADE, MAS NUNCA DE COR". Um deles, por se ter achado indomável durante anos e anos, brilhou, poliu, arrependido, até já quer voltar à pátria. Chora para que isso aconteça.

Os indomáveis quando vão para a África querem ser reis (para compensar e serem igual aos seus reis nos seus países) mas nunca ninguém, fora de mim, colocou isso em causa. Se há um ex. escravo a reinar em terras dos indomáveis, é porque houve uma falha grave na maternidade, e se possível fosse, mandavam de volta aos laboratórios. Também aqui ninguém questiona este facto.

Não quero e nem pretendo que haja equilíbrio nenhum, se é que este equilíbrio algum dia vai haver, porque o gume do colonialismo só mudou de cor, de estratégia, mas a acção continua a ser a mesma. Só não vê quem não quer. Se há sangue hoje no Zimbabwe, como a Sara disse, ela sabe muito bem porquê…e se é que não sabia, aconselho a ler as minhas postagens sobre Mugabe.

Porquê é que os indomáveis não mandam 15 homens (já que nunca dizem 15 médicos) para curar as dores no Zimbabué. Estão convencidos que aquele povo vai morrer aos poucos. Que pena, antes de inventarem o colgate já nós tínhamos inventado a mulala!!!

AAS, não sei o que te responder. Só faço um apelo e espero que cumpras. Deixe as portas da tua casa para eu colonizar-te a ti e a tua família, só por 24h, para perceberes o quanto dói isso de sr escravo. A África é para os africanos, disse Mugabe.

E termino.

Viriato Dias disse...

Ass,

Tinha dito que terminava, termino depois deste comentário. Também para deixar os meus pares atacar-me sem o direito à minha resposta, porque vou sair por uns instantes. Pergunta-me se os chefes africanos, líderes dos povos autóctones, estavam envolvidos na escravatura? É claro que estavam. Disso não tenho dúvida.

Mas era irreversível como não estar. Isso lhes valeria MORTE ou, quanto muito, a perda desses reinados, tal como acontece agora, se tu não tocas as músicas do Ocidente, eles tiram-te o bife da boca. Era um negócio imposto à força, claro, que a vantagem recaia para os indomáveis, porque eram estes que detinham os meus tios (escravos) e eram eles, sobretudo, que mandavam, em troca de missangas.

Sugiro que leia o meu trabalho no (Bricolando o Social) sobre a Ilha de Moçambique. Vai perceber que os indomáveis impuseram muita coisa. A ocupação efectiva não aconteceu com a conferência de Berlim como dizem por ai. É tudo papo dos indomáveis. Vasco da Gama, quando aportou a Ilha de Moçambique, em 1498, derrubou os árabes e as estruturas indígenas até ai instaladas, fê-lo à força; chegado a Índia matou ou mandou matar umas centenas de indianos, era claro que começava aí o processo de ocupação efectiva.

As minhas decisões mentais não dependem só dos livros. Eu penso. E faço análises de muita coisa atendendo a conjuntura do tempo actual e de longa duração. Não venha com esta de que nasci tarde. Pode ser, mas está escrito, tenho fontes orais e documentais que jamais me iriam mentir a nenhum pretexto. Por isso, AAS, a história que sabe sobre a ocupação e sobre aquilo que pensa que os indomáveis não fizeram, é crua, carece de mais calos e até de óculos e ver longe e profundo (binóculos).

Um dia mostro-lhe os meus créditos em história.

Anónimo disse...

que lindo vai o Zim....

http://www.zimbabwemetro.com/news/zanu-pf-supporters-cause-mayhem-at-mdc-rally-in-epworth/

Abdul Karim disse...

Viriato,

Voce esta fazer o teu papel...

esse 'e o problema.... o estado tem representacoes no extrangeiro e orienta para fazer isso que voce esta fazer...

ameacar pessoas, desinformar, confundir, desorganizar, pra manter-se no poder...

esse 'e o teu papel...

mas vai acabar...!

esses bolseiros e representantes do governo no extrangeiro... que ao invez de porem o pais a desenvolver... estao a sugar os pequenos recursos e grandes doacoes...a amecar as pessoas... vao voltar pra Mocambique... pra trabalhar...!

... so vao ficar os bolseiros que merecerem...! e os outros que viram com merito...!

entao comeca agora, a habituar a ideia...

todos esses que estao hoje no governo... vao sair... havemos de apanha-los embaixo...!

Anónimo disse...

Primeiro: tento ler os teus trabalhos no "Bricolando o Social" e não entendo nada, aliás, fico estúpido.

Segundo: "As minhas decisões mentais não dependem só dos livros. Eu penso. E faço análises de muita coisa atendendo..." Dizes isto como se os outros não pensassem ou fizessem análises. Ja te disse, Viriato, não és o senhor do saber absoluto.

Terceiro:os teus créditos em história? vai mostrar no mercadinho da esquina.

O Prof. escreve sobre a água que jora da torneira e tu escreves que é por culpa dos "indomáveis"; o Prof. escreve sobre a uma pomba na sua varanda e tu comentas sobre o teu Mugabe e por aí fora e mesmo assim achas que preciso de ver os teus créditos em história? Francamente!

AAS

P.S. Não é preciso que eu deixe as portas da minha casa aberta e nem é preciso sofrer na pele para ser contra um acto de agressão. Bastam os princípios que nos difinem como humanos para combatermos todas as formas de opressão, mesmo quando quando o praticante é um fulano chamado Mugabe.

Viriato Dias disse...

A vida é feita de escolhas. Você tem as suas, eu tenho as minhas. E ficaria muito triste comigo se eu me atrelasse às suas escolhas. Elas só me levariam à cegueira e a uma crise profunda de identidade. É normal que depois do 24/20 a que você e os seus sofreram para que esteja tão descontente e discordante de tudo que se tem feito no país, inclusive tem dó pelos sistemas africanos de carris igualável a do Mugabe.

Vai ter que esperar uma outra encarnação para voltar a ter dois ou três escravos em sua casa, porque nesta, mesmo que o Chipande, Chuissano, Rebelo estejam velhos, eu cá estou para defender a pátria desse seu desejo encoberto pela máscara caduca, por isso até esconde o próprio nome.

Refugia-se ao Professor Serra, usa o nome do professor, para deixar transparecer que é gorila da razão. Você até pode dizer mal de mim, sou um arcabouço humano na mesma, mas de Mugabe, aí será a própria história a lhe chamar à consciência. Vejo que o seu ódio figadal contra Mugabe, e quer também associar a mim, é instigado pelo facto de ser o ASS um prostituto mental que não é capaz de separar o trigo do joio, simplesmente porque está imbuído de um dogma. Sobre os meus créditos, se calhar ajudei por obrigação moral os seus a saber o ABC, se não for o caso, ajudei os meus a se precaverem contra este bicho humano chamado indomável.

Quanto a Karim, lamento que tenha chegado tão depressa a uma conclusão que revela uma doença senil. Não estar a favor da maioria no país e no mundo é, infelizmente, uma sentença dura a que o individuo se pode sujeitar. Estou a ser vitima do destino, do meu próprio raciocionio, das minhas convicções, simplesmente porque defendo Mugabe. Vocês debitam do vosso manancia mental palavras mais duras e cruéis contra mim, por ser apologista de Mugabe. Tinha que ser eu a favor dos indomáveis, aí, se calhar, teria já recebido uma coroa de tudo, menos de espinho, a que tenho estado a receber. Ainda assim, acredite que estou ciente no futuro, que há-de sem dúvida me dar razão.

Zicomo

Reflectindo disse...

Caro Viriato

1. Fiques sossegado que nao escrevo para te vencer algum dia.

2. Não se como é possível que sejas tu o mais experiente e seu em 1975, altura da independência, eu fazia 15 anos. Amigo, quando a independência nacional se proclamou eu estava em Namapa, e deves entender o que era isso naquela altura. Também já escrevi sobre a situacão que viviamos sobretudo em 1973/4, até quando D. Manuel Vieira Pinto foi expulso. Outro ponto importante para saberes é que depois do meu curso de formacão de professores primários em 1979 fiz a preparacão militar precisamente por causa da guerra do Zimbabwe. Vitorino, um colega meu na terceira e quarta-classes morreu em combate no Zimbabwe e nessa altura Mugabe devia estar em Quelimane, entendes?

3. Estou te perguntar se é que leste o que Oscar Arias afirmou. As tuas afirmacões estão longe das afirmacões de Arias. Vou tentar republicar todo o resumo, mas eis aqui uma citacão:

“Será que a consciência fica menos pesada quando se culpa alguém por nossos próprios fracassos?” Seria esta a explicação de “nossa tendência de culpar os EUA por nossos males passados, presentes e futuros?”.

Onde está aqui aquilo que tens dito? Não estará Oscar Arias a criticar a tua maneira de pensar?

Meu amigo, eu disse que deviamos pensar na riqueza, reflectirmos sobre o que fez com que os tigres (Coreia do Sul, Tailândia, Malásia, etc) enriquecessem. Esses países não foram colonizados? Felizmente, eu escrevi isso, provavelmente anteontem e o Prof Serra foi buscar este material.

Meu amigo, desculpe-me, por favor, mas devo dizer que há maneiras de pensar que perpetuam a pobreza dos países, sobretudo, dos países africanos. O mesmo escreveu o malogrado antropólogo nigeriano John F. Ogbu no seu estudo: Black American students in an affluent suburb: a study of academic disengagement. Obama disse algo importante aos afro-americanos durante a sua campanha, em North- Caroline.

Abraco

Abdul Karim disse...

Viriato,

Pela primeira vez alguem descobriu a minha doenca...

... 'e doenca senil... ja estou maluco.

mas assim maluco... vou vos apanhar... embaixo...!

Viriato Dias disse...

"Há maneiras de pensar que perpetuam a pobreza". Pois é, um avalanche humano contra mim, contra Viriato Caetano Dias, por este vir em defesa de Mugabe. Quando muitos aqui, fora de ti, que agora fizeste uma autópsia do passado, são capezes de reconhecer isso? Porquê? O Amigo deve perceber que eu não estou a acusar por acusar os indomáveis, deve perceber que eles são o maior mal para o progresso de África. Prova disso, veja que desde que Portugal perdeu as colónias nunca mais saiu as suas economias de coma. Precisa de um bom médico para se recuperar.

Não admito conceber as afirmações que fazem de Mugabe ou de África quando não são capazes estas pessoas de denunciar as más políticas e a pilhagem que fazem a esses países. Porquê? Quem trouxe o racismo não fui eu, nem o Mugabe, fi o coneceito de raça. Veja as novelas brasileiras, uma negra, fora da Chica da Silva, nunca ou quase poucas teve o papel de proa, de resto é tudo escumalha. O amigo acha isto justo? Ainda assim apoia este tipo de políticas.

Sobre os ditos deste e doutros senhores, sabe que há muito gente que os indomáveis andou por ai nesse período a instrumentalizar. Meu pai, primeiro administrador de Moatize, NEGRO, nunca aceitou abandonar o país em troca de cómodos aposentos onde quer que fosse nas terras dos indomáveis. Eu sigo-lhe o exemplo. Penso que é esta uma atitude de coragem, morrer de pé com o seu povo. E fê-lo. Mas na hora de acusar, na hora de impor a ministra do trabalho para empregar os improdutivos e gegetativos dos EUA, ai fazem guerra. Também ninguém fala.

Eu, mais uma vez, estou mesmo louco, e sozinho.

Viriato Dias disse...

Calma Karim,

Tratando, ainda pode curar-se. Sabe porquê? Eu já lhe digo. Contrariamente ao ASS, você sabe ouvir, embora muitas das vezes opina para a favor de coisas que não concorda mas que prefere não ferir as amizades que construiu aqui ao longo do tempo. Isto é que me preocupa.

Eu tornei-me grande amigo do Reflectindo justamente porque ele têm duas virtudes, saber ouvir e saber compartilhar. Quanto ao resto dos que dizem mal de mim sem dó nem piedade, se bem que o sucesso da vida depende de Coragem, Saber Fazer e a Auto-Estima, a eles, só lhes falta as três coisas. Força.

Abdul Karim disse...

Vou vos apanhar ! embaixo !

Anónimo disse...

Ja vi que tu não só és o "detentor do saber absoluto", como também um daqueles "médicos tradicionais" que cura todas as doencas, faz o diagnóstico a todos, etc, etc.

"Meu pai, primeiro administrador de Moatize, NEGRO". Viriato, é teu pai NEGRO? é relevante que ele seja ou não NEGRO? Ainda continuas a distinguir as pessoas pela côr da pele depois de muito teres gritado que não eras racista? Viriato, Viriato, o peixe morre pela boca, diz o velho ditado popular... e como o Karim diz: "Vai te apanhar" em baixo!"

"...Pois é, um avalanche humano contra mim, contra Viriato Caetano Dias". Todo o mundo está contra o Viriato, porquê será? Coitado do Viriato!

Viriato, és tão bom para lembrares aos outros sobre as regras de conduta deste blog, mas logo a seguir deixas cair a máscara e partes logo a chamar nomes aos outros emesmo assim, não és racista e nem mal criado. ora veja:"encoberto pela máscara caduca", "gorila da razão", "o ASS um prostituto mental" Viví, Viví...

AAS

P.S. És um africano tão "autêntico" com nome de um indomável. (Risos!!!!)

umBhalane disse...

"Patrão, é patrão"

Viriato Dias disse...

Vou terminar o meu comentário sobre este assunto, com uma longa frase de Edgar Morin, que diz o seguinte:

"Não gosto muito de ser odiado, eu prefiro ser amado. Mas já sofri ódios abstractos, calúnias abstractas de gente que ignora tudo de mim, ódios pelas minhas ideias e sobretudo pelas ideias que o seu ódio me atribui. Não sou o único a ser vítima deste tipo de ódio."

Esta frase vai ao encontro daquilo que está a acontecer aqui. Muitas vezes atacado verbalmente. Pergunto qual é a causa de tudo isto? Porque apoia Mugabe e é contra os leões indomáveis!!! Há algum problema nisso? Não sei, talvez seja. É difícil dizer a verdade num mundo de abelhas humanas. O pior de tudo é que as abelhas são necessárias no ciclo de vida da natureza. Fazer o quê, não é!!!

Mas Morin não termina por aqui, acrescenta: "O que chegou a Jesus não chegou a Morin. Portanto, sou menos afectado do que poderia ser. Mas repito-lhe, para qualquer um que não gosta de ser odiado é detestável. E o que me inquieta é que a rinocente avança."

Cito este intelectual e sábio contemporâneo, indomável por sinal, porque é, dentre muitos, uma rara excepção. Mesmo no seio deles, sofreu os mais duros golpes que um ser humano pode ter sentido, tal como sentimos nós durante cerca de 500 anos.

Aqui termino, juro.